ORQUESTRA ACADÊMICA DE SÃO PAULO
CORAL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Solistas
Carmen – Juliana Taino (17, 19, 22, 24, 26) / Marly Montoni (18, 21, 23, 25, 27)
D. José – Mar Oliveira (17, 19, 22, 24, 26) / Rafael Ribeiro (18, 21, 23, 25, 27)
Escamillo – André Rabello (17, 19, 22, 24, 26) / Johnny França (18, 21, 23, 25, 27)
Micaëla – Giulia Moura (17, 22, 24, 26) / Joyce Martins (18, 19, 21, 23, 25, 27)
Frasquita – Caroline Raquel
Mercedes – Gabriela Bueno
Dancaïro – Calebe Faria
(Artista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Remendado – Felipe Vidal
Zuniga – Guilherme Gimenes
Morales – Marcus Ouros
Balaoras – Daniela Malatesta e
Neni Benavente
Direção cênica: Rodolfo García Vázquez
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Cenários: Jorge Ferreira Silva
Concepção de figurinos: Adriana Vaz
Figurinista: Amanda Pilla B.
Coreografia: Carol Zanforlin
Maquiagem: Ana Paula Costa
Direção musical e regência: Luciano Camargo
(Professor do Instituto de Artes da UNESP)
ATO I
Uma praça em Sevilha, próxima da Fábrica de Cigarros e do quartel da Guarda. (45’)
Micaela, uma jovem camponesa, procura D. José entre os soldados, mas não o encontra, e sai sob assédio dos militares. Após a troca da guarda, as cigarreiras chegam para o trabalho na fábrica. Junto com elas, chega a cigana Carmen, cantando a famosa Habanera. Após a saída das cigarreiras, chega novamente Micaela que, encontrando D. José, traz notícias de casa e entrega-lhe uma carta da mãe dele, que quer que os dois se casem. Ela parte. Ouvem-se gritos vindos da fábrica: é uma briga – Carmen é acusada de ferir outra operária. O Tenente Zuniga ordena que D. José prenda Carmen. Esta, por sua vez, seduz D. José, prometendo um encontro com ele, para que ele facilite sua fuga. Por sua insubordinação, D. José será preso.
ATO II
Interior da taberna de Lillas Pastia em Sevilha (40’)
Soldados e bêbados se divertem na taverna com a dança sedutora das ciganas. Frasquita e Mercedes acompanham Carmen na canção cigana. Ouve-se a calorosa chegada do toureiro Escamillo, que entra na taberna e flerta com Carmen, cantando seus grandes feitos. Após a saída do toureiro, os contrabandistas Dancairo e Remendado forjam um plano para sua próxima ação de contrabando, e querem a ajuda das ciganas e de Carmen, que reluta em aceitar, pois está apaixonada. Ouve-se D. José cantando ao longe, chegando para o esperado encontro com Carmen, depois de sair da prisão. A cigana canta e dança para seu amante. D. José, entretanto, fica perturbado ao ouvir o toque de chamada dos clarins militares durante a dança, e quer deixar Carmen para voltar ao quartel. Carmen revolta-se contra D. José e o incita a desertar da guarda e juntar-se aos contrabandistas. D. José ofende-se com a proposta e decide abandonar Carmen. A discussão entre os dois é interrompida pela chegada do Tenente Zuniga, que pretendia encontrar-se com Carmen. Tomado de ciúmes, D. José enfrenta seu comandante, que é rendido pelos contrabandistas, que interrompem a briga. D. José já não tem escolha: terá que se juntar aos bandidos, que o convencem que a vida errante em liberdade, sem ter que obedecer a ordens, é o melhor caminho.
Intervalo (15’)
ATO III
Acampamento de ciganos nas montanhas (40’)
Contrabandistas e ciganos estão reunidos no acampamento fora da cidade. Frasquita e Mercedes tentam ler o destino nas cartas, mas Carmen só tira a carta da morte. O bando se prepara para a partida junto com o animado coro de ciganos. No meio da escuridão surge Micaela, que procura D. José e se esconde. Pouco depois, ao ver aproximar-se um intruso, José o interpela: é Escamillo. A chegada do toureiro a princípio é bem-vinda. Porém, ao perceber que Escamillo foi até o acampamento procurar Carmen, D. José, enfurecido de ciúmes, ataca o toureiro, que é salvo pelas mãos de Carmen, no retorno dos contrabandistas. Antes de partir, Escamillo convida a todos para sua próxima tourada. Micaela é descoberta em seu esconderijo e clama pelo retorno de D. José. Este, perturbado ao perceber que Carmen desdenha dele, nega o pedido. Porém, quando a jovem anuncia que a mãe de D. José estaria à beira da morte, ele decide voltar com ela e abandonar o grupo, ainda atormentado de ciúmes.
ATO IV
Uma praça em Sevilha, em frente à entrada da arena de touros (20’)
A multidão começa as festividades com uma animada dança popular. Em seguida inicia-se o desfile que prepara a tourada: chega Escamillo, junto com banderilleros e picadores. O toureiro vem acompanhado de Carmen e, após entoar um dueto de amor, entra na arena junto com o público reunido. Neste momento, Frasquita e Mercedes advertem Carmen que tome cuidado, porque D. José está no meio da multidão, à espreita. Carmen ignora o aviso, dizendo que não tem medo. Ao deparar-se com D. José, declara que nenhuma ameaça fará com que eles voltem a ficar juntos. Ele insiste, mas ao ouvir a multidão em festa na Arena, tem certeza de que Escamillo é o novo amante da cigana. Carmen o desafia, dizendo que prefere morrer a abrir mão de sua liberdade. D. José, tomado de ciúmes, apunhala Carmen, que morre em seus braços.
Diretor Artístico
Luciano Camargo
Regente assistente
Jorge Sarmientos Filho
Violinos
Kleberson Buzo (spalla)
Anderson Cardoso (chefe de naipe)
Renan Gonçalves
Alessandro Figueiredo
André Moreno
André Viana
Hanry Dawson
Jair Guarnieri
Karen Crippa
Mariana Teneos
Matheus Vieira
Renan Barbosa
Renan Oliveira
Sergei Eleazar
Thais Moraes
Violas
Davi Caverni (chefe de naipe)
Diogo Guimarães
Gleice Costa
Fabio Schio
Violoncelo
Alberto Kanji (chefe de naipe)
Denise Ferrari
Gustavo Lessa
Ana Chamorro
Leandro Tenorio
Contrabaixo
Thiago Hessel (chefe de naipe)
Cleber Castro
Harpa
Talita Martins
Flautas
Marco André B. Santos
Rafael Mantovani
Julia Pedron
Oboés
Rafael Felipe Zacarias
Renato Salles
Nicolas Nemitz
Clarinetes
Leirson Maciel
Wilquias Barros
Marcelo Silvério
Fagotes
Erick Ariga
Ronaldo Pacheco
Trompas
Vitor Ferreira Neves
Daniel Filho
Mario Rocha
Tamires Kamizaka
Trompetes
Amarildo Nascimento
Tiago Araújo
Fabio Simão
Trombones
Leandro Conte Febras
Agnaldo Gonçalves
Agnelson Gonçalves
Lucas Cavalcante
Tímpanos e percussão
Marcel Balciunas
Marco Monteiro
Rodrigo Cleto
Pamela Simões
Leopoldo Prado
Diretor artístico e regente
Luciano Camargo
Preparador Vocal
Francisco Campos Neto
Regente assistente/pianista
Jorge Sarmientos Filho
Equipe coral
Luiza Biondi (Chefe de naipe)
Aline Mosielly B. Oriente
Marcus Ouros
Rodrigo Veiga Morales
Yohanna Granatta
Sopranos
Adriana Vicente
Alessandra Érica Gomes
Ana Paula dos Santos Costa
Andrea Pierina Ego-Aguirre
Federica Melica
Inês Moutinho
Izadora Santos
Juliana Lemos Albero
Karen Feldman
Katherine Scaliaris
Lilian Cristine Spada
Márcia Hardt Andrade
M. Iracema Carneiro de Mello
Mariza Leoni M. Gomes
Maria Luísa C. F. Costa
Mariane Satomi Yoshigaye
Miriam Perazzio
Nailda Simões
Roberta Vieira Sapia
Samantha V. P. Mariano
Solange Saife
Teresinha Eunice dos Santos
Valéria Batista da Costa
Contraltos
Adda Brito Malagodi
Adriana Souza Dias
Alessandra Borges Rocha
Aline dos Santos Silva
Fabíola Franco C. Andrade
Fátima A. Oliveira Silva
Ingrid Varella de Souza
Kaliny Aquino M. Silva
Leny Barres Menta
Lilian Borges
Lívia Keila Mund Susemihl
Luciana Visconti Domingos
Rita de Cassia Carletti de Moura
Sandra Fátima Diogo
Silvana Alves Passos de Paula
Sílvia Jorgina Cassilha
Sonia Maria Policarpo
Valdecir Rosa dos Santos
Vanessa Palazzin
Walkyria C. Bombonato
Yasmin Martin da Silva
Tenores
Denis Gonçalves Veríssimo
Fábio Andrade
Miguel L. Miotto Negro
Moacir Bezerra da Silva
Pádua Fernandes
Wadia Lawand
Wagner Colzatto
Wagner de Moura José
Yener Cristyell Valle Aranda
Baixos
Altair Cerqueira dos Anjos
Ari Pinto Lima
Caíque de Souza Dantas
Carlos Roberto Bassetto
Cristian Bogdanovitch Holovko
Fabiano Ferreira Nóbrega
Linardi Abbamante
Marcos Toshio Fujimoto
Marcus Danilo dos Ouros
Roberto Lopes de Souza
Ronaldo Francisco Mariconi
Rubens Vinicius Bocardo
Sergio Wainselboim
Waldir Barbosa Silva
Adda Brito Malagodi
Affonso Risi Junior
Alex Castilho
Claudia Sibylle Dornbusch
Clayton Bispo
Cleusa Evangelista de Oliveira
Cristian Holovko
Eliane Becker
Fabio Andrade
Federica Melica
Itania Batista
Ivani Corbó Massari
Ivo Gobatto Junior
José Carlos Belfort Furia
José Roberto Correa
Joya E. Menezes Correia-Deur
Lívia Keila Mund Susemihl
Luciana Visconti Domingos
Mariana A. Rodrigues de Moraes
Miriam Ferreira Veiga
Newton Sant’Anna
Rita de Cássia Camargo
Rosa Marina Avilla
Sandra Stech
Silvana Alves Passos de Paula
Sílvia Jorgina Cassilha
Tânia Maria Moraes
Teresinha Eunice dos Santos
Valdecir Rosa dos Santos
Walkyria da Costa Bombonato
Seja você também nosso patrono!
Direção cênica
Rodolfo García Vázquez
Assistentes de direção
Gabriel Labaki
Letícia Machado
Victória Deckmann
Coordenação de produção
Irani Celestino
Cons. Fiscal e Executivo adjunto
Fábio Andrade
Produtor
Luiz Manuel
Assistente administrativo
Maxwell Inglese Denardi
Iluminação
Guilherme Bonfanti
Assistente e programação de luz
Giorgia Tolaini
Operação de luz
Teo Possatti
Operação dos canhões
Daniel Braz
Edilena Malta
Figurinos
Amanda Pilla B.
Assistente de figurinos
Hellige Sant’ana
Costureira
Valéria Batista Navarro
Maquiagem
Ana Paula Costa
Cenografia
Jorge Ferreira Silva
Assistente de cenografia
Camila Dias
Produção de cenografia
Cibele Troyano
Cenotécnica
Jorge e Cibele Prod. Artísticas
Coord. geral da cenotécnica
Jorge Ferreira Silva
Coordenação de projetos
de cenotécnica
Camila Dias
Assist. cenotécnica e logística
Mariana Riberti
Assistente de serralheria
Deoclécio Alexandre S. Araújo
Serralheria
Claudeni Bruno
Fabrício Martinez
Bruno Silva
Reginaldo Nascimento (Tucano)
Marcenaria
Renato Inácio dos Santos
Henrique dos Santos
Igor Henrique Ribeiro
Leandro Henrique Santos
Vinicius Santiago
Eduardo Avelino
Gabriel Lima Santiago
Ian Ferreira de Carvalho
Pintura de arte
Jorge Ferreira
Camila Dias
Mariana Riberti
Estagiário de Cenotécnica
Ricardo Nomura
Auxiliar geral
Wellington Robson dos Santos
Especialista no repertório vocal-sinfônico, Luciano Camargo tem se destacado na área operística dirigindo as produções de La bohème, A Flauta Mágica, Carmen e La Traviata no Teatro Bradesco. É formado em regência orquestral pela ECA-USP e mestre e doutor em música pela mesma instituição. Cursou aperfeiçoamento com Klaus Hövelmann e Peter Gülke em Freiburg (Alemanha) e Ira Levin (Brasil), tendo recebido também orientação de Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte e Osvaldo Ferreira. Foi Diretor de Música Sacra da St. Peter und Paul Kirche Freiburg (Alemanha) de 2000 a 2002. Atuou frente a importantes orquestras brasileiras, sendo que desde 2003 é o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo, tendo realizado mais de 100 concertos, incluindo a montagem da ópera “Orfeu e Eurídice” de Gluck no Theatro São Pedro. Foi assistente do Maestro Ira Levin no I Festival Internacional de Brasília (2005) e um dos participantes selecionados para o II Prêmio OSESP de Regência Orquestral (2006). Em 2007 realizou estágio acadêmico em regência orquestral no Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov” de São Petersburgo (Rússia) na classe de Mikhail Kukushkin. Foi professor de regência e canto coral na Universidade Federal de Roraima entre 2017 e 2023, quando assumiu como professor efetivo no Instituto de Artes da UNESP em São Paulo.
Luciano Camargo
Assistente co-repetidor
Jorge Sarmientos Jr
Produção Executiva
Irani Celestino
Cons. Fiscal e Executivo Adjunto
Fábio Andrade
Assistente de Produção
Maxwell Inglese Denardi
Preparador Vocal
Francisco Campos Neto