Associação Coral da Cidade de São Paulo
Contato | Imprensa | English | Login  




 

Resumo da Ópera


       


 
 
 
 
 





Perguntas Frequentes
___________________________________________________

1. Gostaria de cantar no Coral da Cidade de São Paulo, mas não tenho conhecimento musical nem experiência. Posso participar?
Sim. O Coral da Cidade de São Paulo é um coral comunitário, de participação universal e gratuita. Porém, é necessário que os participantes que não tiverem conhecimentos musicais anteriores participem do Curso de Teoria Musical e Solfejo, que é oferecido gratuitamente às terças-feiras, às 19:30h na nossa sede e no Tendal da Lapa.

2. As inscrições estão sempre abertas para novos participantes?
Sim, sempre recebemos novos integrantes, porém alguns programas de concerto e repertórios tem número de vagas limitado, por isso dependendo da época de ingresso o participante estará sujeito à espera do próximo repertório. Por isso, se quiser entrar no coral, compareça ao nosso próximo ensaio e venha conversar conosco!

3. Não posso participar do coral, mas gostaria de participar do Curso de Teoria Musical, Solfejo e Técnica Vocal. É possível? Quanto custa?
Os cursos de Teoria Musical, Solfejo e Técnica Vocal e Coro Preparatório são oferecidos gratuitamente à comunidade, por isso qualquer pessoa pode participar, seja ou não integrante do Coral da Cidade de São Paulo. O curso completo tem a duração de 3 anos. Porém lembramos que nosso Curso de Teoria Musical e Solfejo tem a ênfase no treinamento preparatório para o canto coral.

4. Há limite de idade para participantes do Coral da Cidade de São Paulo?
Não, não há limite de idade para participar de nosso coral. Entre nossos coralistas encontram-se desde adolescentes e jovens até a terceira idade, sem distinção. Porém, por constituir um coral adulto, não podem ser admitidas crianças. Podem ser admitidos participantes com idade a partir de 14 anos, com a autorização de seus responsáveis.

5. Minha voz é muito “desafinada”. Poderei cantar no coral?

Sim. A princípio qualquer pessoa está apta a cantar em um coral, exceto por recomendação médica/fonoaudiológica em contrário, nos casos de calos ou fendas nas pregas vocais, histórico de infecções, inflamações ou rouquidão excessiva. Partimos do princípio que o canto e a música são aprendidos através de treinamento, e por isso acreditamos que qualquer pessoa que se dedique ao estudo do solfejo e da técnica vocal, cedo ou tarde estará pronta para tomar parte em nosso coral e cantar nosso repertório. Porém, dedicação e seriedade são fundamentais nessa caminhada.
6. Para cantar no coral eu preciso ir a todos os ensaios?
Sim. A presença nos ensaios e concertos é controlada e obrigatória, pois a atividade coral exige disciplina e ação conjunta, tanto de músicos experientes como coralistas iniciantes. Ser integrante do Coral da Cidade de São Paulo é uma responsabilidade que é assumida pelo participante em sua inscrição na atividade, e assiduidade é pré-requisito para a participação.

7. Se eu for coralista e precisar me ausentar por um tempo prolongado, serei expulso do coral?
Não. O coral é uma atividade universal e gratuita, por isso não há expulsão. Quando algum integrante precisa afastar-se por um tempo prolongado basta comunicar com antecedência e solicitar um afastamento temporário. Porém, não é garantida a participação nos repertórios cujo número de vagas seja controlado, caso o coralista não retorne com tempo suficiente para participar da preparação.

8. Os participantes do Coral da Cidade de São Paulo são remunerados?
Não. O Coral da Cidade de São Paulo é um coral comunitário, por isso a participação é livre e não é exigido teste ou audição de seleção. Caso você seja um cantor profissional poderá fazer audições para integrar a equipe coral.

9. Para ser um participante do Coral da Cidade de São Paulo é necessário que me associe à Associação Coral da Cidade de São Paulo?

Não. A filiação à Associação Coral da Cidade de São Paulo é livre e independe da participação no Coral da Cidade de São Paulo.

10. Gostaria de colaborar com a Associação Coral da Cidade de São Paulo. Qual é o valor mínimo para contribuição?

Para Patronos Coralistas, não há valor mínimo para contribuição. Para se tornar um patrono de nossa associação, basta manifestar o interesse em realizar uma contribuição mensal de qualquer valor e optar pela forma de contribuição mais conveniente (depósito, transferência, boleto bancário ou oferta).

11. Sou músico profissional e gostaria de atuar junto à Orquestra Acadêmica de São Paulo e ao Coral da Cidade de São Paulo. Qual é o procedimento?
A Orquestra Acadêmica de São Paulo e O Coral da Cidade de São Paulo possuem um efetivo artístico profissional constante, porém são realizadas com certa freqüência audições para novos músicos e cantores. Envie um currículo para producão@coralsp.org.br e fique atento às nossas audições. Por outro lado, músicos profissionais também são convidados a tornarem-se membros da Associação Coral da Cidade de São Paulo, e são muito bem-vindos. Junte-se a nós e integre o conselho artístico da associação.

12. O Coral da Cidade de São Paulo e a Orquestra Acadêmica de São Paulo aceitam convites para realizar concertos privados? Pode-se realizar uma contratação para eventos?

A Orquestra Acadêmica de São Paulo é uma orquestra profissional e por isso pode ser contratada para realizar concertos de música erudita. Já o Coral da Cidade de São Paulo aceita com freqüência convites para realizar concertos na cidade de São Paulo, em especial para executar obras do repertório coral-sinfônico junto à orquestras, ou participar de festivais e encontros. Por ser um coral comunitário, não cobra cachê pelas apresentações, porém é necessário considerar que a programação do coral é feita com muita antecedência, e dependendo da natureza do evento e do local a participação do coral envolve custos consideráveis, especialmente com transporte e com a equipe coral. Consulte-nos.






Rua Vespasiano, 32 - Lapa - Telefone: (11) 3455-9077/2885-3037 - E-mail: contato@coralsp.org.br
Copyright© 2012 Associação Coral da Cidade de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rede Digital